HISTÓRIA

  • O primeiro Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) e o Simpósio Internacional de Design Sustentável (ISSD) foram organizados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aconteceu em Curitiba-PR em 2007.

    Desde então, teve sua realização em diversas Instituições de ensino e pesquisa do País a cada dois anos.

    A segunda edição aconteceu em 2009, em São Paulo-SP, organizada pela Universidade Anhembi Morumbi.

    Em 2011, o evento aconteceu em Recife-PE, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    Em 2013, foi organizado em conjunto em Porto Alegre-RS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

    Em 2015, apenas a versão nacional (SBDS) ocorreu no Rio de Janeiro-RJ, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

    Em 2017, completou 10 anos e foi realizado em Belo Horizonte-MG pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e pelo Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

    Em 2019 o evento foi realizado em Recife, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco – Laboratório O Imaginário e Departamento de Design, sendo adotado a sigla SDS – Simpósio de Design Sustentável + Sustainable Design Symposium , como definido em assembleia na edição 2017.

    Em 2021, em virtude da Covid-19, o evento precisou acontecer de modo totalmente remoto, sendo novamente organizado pela UFPR – Universidade Federal do Paraná.